Linhas de Pesquisa


Rousseau: moral, política e sociedade
Rousseau realizou a mais veemente e perspicaz crítica da nascente modernidade em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e educacionais. Nossa sociedade é essencialmente a mesma que ele conheceu e, com o colapso das ilusões do progresso, compartilha com ele o ceticismo quanto a deter a marcha das engrenagens que governam as relações entre os homens. Sem a expectativa de saídas fáceis, pretendemos aqui inteirar-nos e examinar as conseqüências do diagnóstico que ele produziu.
Coordenador: Prof. Dr. Renato Moscateli (UFG)

Rousseau: estética, literatura e subjetividade
Rousseau introduziu a subjetividade no mundo moderno, propondo um ideário estético, político e existencial pautado na liberação individual, na defesa da autenticidade e criatividade, na realização plena das capacidades e possibilidades pessoais. Abre-se à investigação a influência de sua obra nos gêneros e tendências intrinsecamente ligados ao indivíduo e à subjetividade, como o romance de formação, a narrativa epistolar, a autobiografia, o experimentalismo formal e temático, etc.
Coordenador: Prof. Dr. Adalberto Luis Vicente (UNESP)

Rousseau educador: cultura e formação
Tomando-se educação tanto no sentido mais estrito das práticas de instrução como no da transformação/aperfeiçoamente do ser humano, abre-se à investigação a influência das noções rousseaunianas de perfectibilidade e de educação segundo a natureza no conjunto das práticas de formação (Bildung), e nos conflitos culturais próprios de nossa modernidade tardia.
Coordenadora: Profa. Dra. Marlene de Souza Dozol (UFSC)